segunda-feira, 26 de março de 2012

Ski e snowboard

Sim, senhores e senhoras. Somente no finalzinho do terceiro inverno é que fomos experimentar os esportes de neve. Em parte, foi devido a ainda estarmos patinando muito, que é mais prático e barato. Também outro motivo foi a falta de amigos para fazermos juntos. E finalmente, tenho que reconhecer que também porque é um esporte caro.

Para experimentar e saber se vale a pena investir, recomendo ter uma aula inicial com um instrutor ou com um amigo com alguma experiência. Isso pode poupar algumas quedas e frustrações. Mas não se preocupe! Mesmo assim você vai cair!

Começando pelo ski. Compramos um pacote de uma hora e meia de aula com um instrutor para nós quatro e material incluso, fora o capacete e óculos, para o dia todo. Incluindo os capacetes e óculos, o custo ficou em quase 200$. O instrutor era bom, mas o proveito foi diferente. O Davi desistiu cedo. A Mônica bem que tentou, mas o exercício de subir a pente école/ladeira (ou pista) escola andando de ski foi treinamento militar dos brabos. A Lara ficou até o fim, levou quedas, aprendeu a frear um pouco e fez algumas descidas.

Eu comecei descendo desengonçadamente como um pato bêbado, mas fazendo o tradicional zigue-zague sem nenhuma queda (fora a tapadice na subida da pista puxado pelo cabo de aço). Depois dessa hora e meia de aula, eu já estava descendo na boa, nas pistas longas normais. No dia todo, só levei uma queda por cruzar os skis em uma curva com buraco.

Para decidir, em outro dia fui experimentar o snowboard de uma forma completamente diferente. Dessa vez fui com dois amigos que já tinham alguma prática. Eles me passaram algumas dicas, fomos para a pente école e desci duas vezes com o snowboard de lado e eu descendo de frente. Quando fui descer de costas, simplesmente não consegui. Resolvi dar uma de doido e propus descer nas pistas normais para aprender na marra. Levei boas quedas, mas funcionou! Aprendi a fazer as curvas fazendo-as de primeira tentativa. O pior do snowboard é quando ele se enterra na neve, travando abruptamente e nos fazendo cair para o lado da descida. Com velocidade e caindo de costas, é ainda mais violento.

Para ficar ainda mais radical e traumático, tinha chovido durante alguns dias e a neve estava compacta e dura, quase como gelo. Por cima dela tinha apenas uma fina camada de neve fofa que não dava tanta manobrabilidade nas curvas e frenagens, dificultando ainda mais o aprendizado. O snowboard fazia frequentemente o barulho de madeira arrastando no chão duro. E as quedas doiam mais.

Achando pouco, os loucos dos meus amigos me chamaram para a pista difícil. E eu mais louco ainda, fui! Derrepente, a pista acaba e não vemos o que tem depois. Quando vemos, não tem mais jeito. É uma pista bem inclinada e ganhamos muita velocidade a todo momento. Eu cai do começo ao fim. Mas não antes de sair da pista e cair em um barranco, me enganchando nos galhos das árvores. Ainda bem que me enganchei neles! Foi bem difícil subir com a inclinação e a neve escorregadia.

Meu ponto de vista em relação aos dois.
Ski: Fácil de aprender, menos quedas, quedas para os lados são geralmente menos lesivas, em caso de queda, o ski solta da bota para evitar torções, anda bem em qualquer situação, mais familiar para quem já andou de patins, para o público em geral (crianças, pouco habilidosos, experts, etc.).

Snowboard: Mais difícil de aprender, mais quedas, quedas para frente e para trás são geralmente mais lesivas, os dois pés ficam presos ao snowboard arriscando torções, chato de se deslocar no plano e frequentes prende e solta botas, mais familiar para quem já praticou skate e/ou surf, para quem gosta de esportes mais radicais.

No final das contas, mesmo todo arrebentado, achei snowboard mais emocionante e já comprei o passe para a próxima temporada no Le relais du Lac-Beauport, que fica a 14Km daqui de casa. O passe que permite usar as pistas a partir de 16h00 custou 109$ na promoção até o fim de março, enquanto que o preço normal é de 300$. Sim! É caro mesmo! Mas o do dia todo custa ainda mais: 600$! Quando chegar mais perto, vou comprar o material. O conjunto de snowboard, botas, capacete e óculos vai desde uns 180$ sendo usado até entre 500 e 600$ sendo novos. Claro que em se tratando de preço de produtos, o céu é o limite.

O frustrante é que nessa época já não presta mais para praticar. J'ai hâte au prochain hiver! Estou ansioso pelo próximo inverno!

Obrigado ao Tarcizo pelos vídeos de ski e ao Gustavo pelos de snowboard.




2 comentários:

  1. Massa d+++.
    Próximo inverno somos nós, HEHEHE.

    ResponderExcluir
  2. quase 5 anos aqui e nao experimentei nenhum dos 2! (mas patino tb e pratico curling!)
    isso que da ter namorido *local* ....

    bom divertimento!

    ResponderExcluir