domingo, 25 de dezembro de 2011

Processo de imigração municipal de Québec


O título dessa postagem é meio esquisito, mas cumpre sua função de instigar a curiosidade. Na verdade, não é um novo processo de imigração. Trata-se de uma nova forma de imigrar para o Canadá que começou a abrir suas portas por volta de outubro.Um lado ruim dela é que é quase restrita a Québec (cidade), embora acabe espirrando um pouco para empresas que tenham escritórios aqui e em Montréal. Outro é que parece se restringir a um subconjunto das funções da área de TI. Porém, uma vez sendo selecionado, o premiado pode chegar aqui com emprego e em apenas dois a três meses, sem nem mesmo ter dado entrada em algum processo de imigração como residente permanente.

Hum...Eu acho que estou começando a construção da casa pelo telhado, como vi fazerem aqui perto de casa. Vamos começar pelo sub-solo. Tudo começou com um projeto da prefeitura de Québec para alavancar seu desenvolvimento. Deram incentivos para empresas se instalarem por aqui, mas a carência de mão de obra bem capacitada tornou-se uma barreira para elas.

Para contornar essa limitação, criaram uma instituição chamada Québec Internacional. Essa faz missões de recrutamento de profissionais desde 2008, sendo majoritariamente na França. Nesse ano, decidiram explorar o potencial do mercado brasileiro, mesmo não sendo um país francófono.

O resultado dessa missão foi um sucesso total, mesmo as empresas tendo se queixado do nível de francês dos candidatos. A taxa de retenção para a segunda entrevista das outras missões fica por volta de 20%. Essa mesma taxa na missão do Brasil ficou em 70%. Imaginem se o nível do francês estivesse bom! Pelas notícias que peguei aqui e acolá, estimo que nesse inverno estejam desembarcando aqui e em Montréal mais de 20 brasileiros com vistos de trabalho temporário, que tem uma validade de 3 anos. É um intervalo de tempo suficiente para fazer do zero ou continuar um processo e ter um visto de residente permanente. Essa é uma das matérias que saiu na imprensa local.

O melhor é que isso abre portas para que outros possam vir, mesmo sem ter uma missão ao Brasil em andamento. As portas ficaram abertas para os brasileiros se candidataram às vagas ofertadas pela missão de Paris que ocorreu no começo de dezembro. Mais que isso, abre o precedente para qualquer um que seja de TI, dentre as funções autorizadas pelo governo à emissão de visto de trabalho temporário, e para qualquer empresa. Eu consegui convencer o RH da empresa onde trabalho a aderir a essa modalidade de visto para ter portas ainda mais abertas a imigrantes. Já temos um brasileiro bem qualificado que passou pelas entrevistas e negociação de salário, e que está dependendo unicamente do trabalho do advogado de imigração contratado pela empresa para obter esse visto. Outro brasileiro que pude apresentar ao RH tem um excelente CV, com muita experiência, mas teve dificuldades de conversar na entrevista. Mesmo assim, as portas ficaram abertas para quando ele estiver com um nível de francês aceitável.

Por enquanto o processo do visto de trabalho temporário ainda está meio nebuloso e cada caso é um caso particular. Espero ter informações mais concretas baseado nesses casos quando estes terminarem para compartilhar com todo mundo.

Termino mais essa longa postagem (para não perder o costume) com a frase da recrutadora da empresa, falando sobre o sucesso da empresa no futuro depender fortemente da imigração:
"On a pas le choix car si on veut beaucoup d'expertise et il y a une pénurie de bons candidats, alors, vive l'immigration!"
"Nós não temos escolha porque se queremos muita experiência e existe uma carência de bons candidados, logo, viva a imigração!"

2 comentários:

  1. Um viva para a missão!
    Acho que se não fosse por ela, ainda estaríamos na longa espera de conclusão do PR, apesar de ainda estar correndo em paralelo, da um novo ânimo saber que o Québec está bem mais próximo!
    Ahh e muito legal sua iniciativa de conversar com sua empresa para aceitarem imigrantes com visto temporário =)

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexei!!! Td bem??? Um feliz 2012 pra vcs ai !!! Amigo, me diga uma coisa, vc conhece empresas de informática que precise de profissionais de redes de informática?? Eu dei uma olhadela nos site 1888, mas nao encontrei muitas vagas nesses sentido.....se puder me orintar, fico grata como sempre!!! Bjos

    ResponderExcluir