segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Imposto de renda


Se o animal que representa o imposto de renda brasileiro é o leão, o do imposto de renda canadense deve ser uma esfinge: corpo de leão e cabeça complicada de humano. Nem reclamo da mordida, que é um pouco menor que a do leão brasileiro, porque vemos todo o retorno dele até no lazer "gratuito". Mas quanto à complicação...

Tudo começou quando eu era pequeno e via o meu pai com folhas e folhas de declaração de imposto de renda e a calculadora de lado. Ele fazia a declaração dele e de mais outras pessoas por gosto. Quando chegou a minha vez de fazer declarações de imposto de renda, virei uma cópia do meu pai.

Chegando aqui, nada mais natural que querer fazer a minha própria declaração, mas tem boas diferenças. Primeiro que não existe declaração simplificada como no Brasil. A declaração é completa e com toneladas de campos. Para piorar, na verdade são duas declarações para duas agências diferentes: a federal e a provincial. Multiplicando por dois contribuintes, eu e a Mônica, viraram quatro declarações completas.

Mas tem o programinha para ajudar né, Paraíba? Sim, mas sou cearense! Tem gente que se decepciona quando vê que os programas de preenchimento da declaração de imposto de renda são pagos, enquanto que o da Receita Federal é gratuito. Na verdade, não é gratuito. É pago indiretamente via impostos. Em compensação, aqui temos diversidades de produtos que concorrem entre si para oferecer a opção mais facil de ser usada e que dá mais esclarecimentos em relação ao que temos direito de abatimento para maximizar o retorno. O que comprei funciona baseado em perguntas que são dirigidas de acordo com as opções de respostas que damos, como em uma entrevista. Usei o ImpôtRapide de luxe/TurboTax standard da Intuit que custou na época 20$.

Porém, mesmo com descrições bem mais explicativas do que o help do programa da Receita Federal, tudo aqui é diferente. Existem conceitos novos e termos específicos ou diferentes. Também, a primeira declaração tem que ser feita em papel, mas não precisamos preencher formulários porque o programa imprime tudo. A partir da segunda, podemos usar o programa para enviar via Internet.

Como eu mandei nos últimos dias de abril, pertinho do prazo final, demorei a receber minha restituição. A última delas aportou na nossa conta corrente no dia 15 de agosto. Mas dizem que depois da primeira, recebemos o dinheiro duas semanas depois de enviar, mesmo que seja feita nos primeiros dias do prazo e antes mesmo de abril.

Outra opção é usar o serviço gratuito de voluntários, mas somente para quem tem uma renda abaixo de determinado limite. Porém, eles não são profissionais da área e sim pessoas que têm experiência prática como eu vou ter daqui a mais umas declarações. Ganhando mais que esse limite, existem profissionais e empresas que cobram algo entre digamos 30 e 60$ para fazê-la. Além da praticidade e segurança em relação ao faça você mesmo, existe a possibilidade ou mesmo a tendência de termos um retorno maior quando feito por gente que conhece bem melhor as regras do jogo.

Guardem os recibos de serviços médicos, odontológicos, de garderie/creche, service de garde da escola, de camp de jour/colônia de férias e de recarga mensal de cartão de transporte! Sem eles, não podemos declarar e ter esses reembolsos!

No meu caso particular, eu gostei de tê-la feita eu mesmo porque tomei mais conhecimento de como funciona para tentar otimizar nossas ações e termos mais retorno. Também, como a nossa restituição somou 2800$, acredito que não tenhamos perdido nenhum dos recursos que tínhamos à nossa disposição, dada nossa situação. Mas sugiro que, a não ser que tenham muita paciêntia, tempo e gosto pelo assunto, contratem alguém para fazer a de vocês!

O leão morde, mas a esfinge além de morder, diz: decifra-me ou devoro-te!

4 comentários:

  1. Esse ano foi nosso primeiro enfrentando a esfinge e foi bom ter a ajuda de um profissional que prestou um serviço voluntário ao serviço de imigração daqui. Uns 2 meses depois recebemos o cheque da restituição.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. Excelente post Alexei! Como sempre você escreve sobre assuntos importantes de forma simples e fácil de encontrar o caminho das pedras!

    ResponderExcluir
  3. olá Alexei? Ficamos felizes ao encontrar um cearense em terras geladas...ééé
    Eu e meu esposo somos seus conterraneos e estamos nos preparando para a imigrar para quebec.Mas especificamente para MONTREAL...Gostariamos de pegar seu contato ,pois estamos precisando de algumas orientações. Se vc puder se comunicar com a gente ,iriamos agradece-lo imensamente.
    Segue nossos emails para eventuais contatos ; hevilaramalho@hotmail.com e saviofarias@msn.com
    Se quiser nos adicione o msn ou nos envie email.Dando seus possiveis contatos.
    Merci!

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Alexei,

    Fui entrevistado pelo Thiago pra ajudá-lo com o seu TCC sobre brasileiros que imigraram pro Canadá e mantém blogs. Você deve ter lido sobre isso em outros blogs. Foi muito legal e se você estiver interessado e me permitir, posso passar o seu email pra ele lhe contactar e vocês marcam um dia que ficar bom pra você pelo Skype. Se não houver problema, me manda um email. cesarjr7@gmail.com

    E a vida segue...

    ResponderExcluir