quarta-feira, 1 de junho de 2011

Hockey, a paixão nacional


Assim como o futebol no Brasil, o hockey (ou mais precisamente, hockey sobre o gelo) é a paixão nacional aqui no Canadá. Não é para menos, afinal, esse jogo é originário daqui mesmo. Eu me identifiquei logo de cara com o esporte por causa do seu dinamismo e velocidade extremos. Não tem embromação! É ação durante todo o tempo de jogo, garantida por vinte jogadores que se revesam o tempo todo (fora os dois goleiros reserva), normalmente sem interrupção, para ter apenas cinco no gelo.

Aconteceu de eu chegar aqui bem na época das olimpíadas de inverno de 2010 em Vancouver. Fui logo premiado com duas finais de hockey Canadá versus EUA das quais, tanto a equipe masculina quanto a feminina do Canadá levaram a medalha de ouro, para frustração dos estadunidenses obcecados por vitórias.

Mas o que move realmente a vida do amante de hockey é a Ligue Nationale de Hockey (LNH)/National Hockey League (NHL)/Liga Nacional de Hockey (LNH). Começa em setembro, por ocasião da temporada de exibição, seguido da temporada regular, de outubro até o meio de abril. Os times selecionados nessa fase vão para as series éliminatoires/playoffs/séries eliminatórias, que são as quartas de finais, semi-finais, finais e a grande final do campeão da conferência oeste contra o da conferência leste.

Essas séries são mais emocionantes. Quem ganhar a melhor de 7 jogos passa para a outra fase, enquanto que o perdedor é eliminado. Quem ganhar 4 jogos garante a série, logo, esta pode ter entre 4 e 7 jogos. Não tem empate. Se o jogo não for decidido nos 3 períodos regulares de 20 minutos, este segue com prorrogações de 20 minutos até que alguém faça um gol, que é a morte súbita.

O time que Québec tinha na LNH, o Nordiques, foi vendido em 1995, mas estamos caminhando para tê-los de volta nos próximos anos. Na falta dele, o time mais próximo é o que teve mais campeonatos ganhos, com quase o dobro do segundo lugar, o Canadiens de Montréal. No ano passado, dentre os 6 times canadenses de um total de 30, o Canadiens foi o que foi mais longe nas séries, sendo eliminado na final da conferencia leste. Lembro que tinha muita comemoração em Montréal a cada vitória e mesmo onde trabalho, as pessoas comentavam muito e vestiam a camisa.

Nessa temporada, infelizmente eles foram eliminados mais cedo, mas temos outro representante para torcermos que já ganhou a série final da conferencia oeste, o Vancouver Canucks. Exatamente hoje começa o primeiro jogo da série final entre as conferências, jogando contra o vencedor do leste, o Boston Bruins.

Então, vamos acompanhar as emoções dessa série final Canadá versus EUA e torcer para que tenhamos motivos para comemorar. Go Canucks go!

3 comentários:

  1. Agora que vi que vc também escreveu um texto sobre as finais hoje. Fomos em direções diferentes.

    Engraçado como o ponto de vista muda só porque estamos em diferentes regiões do Canadá!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. 1x0 Vancouver com gol nos segundos finais.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  3. Não sou um viciado por futebol, mas tenho vontade de levar meus meninos no campo. É um verdadeiro espetáculo, fora a adrenalina de estar no estádio. Infelizmente, mesmo aqui em Goiânia, eu tenho muito receio de levá-los.

    É o que pretendo fazer quando estiver aí. Imagino que a adrenalina de um jogo de Hockey seja bem parecida, apesar de que as porradas são violentas. Mas pelo menos faz parte da regra.

    Abraço
    dOsCunha

    ResponderExcluir