sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

De olho no higrômetro


Sim, vocês se lembram o que é um higrômetro! Não estou nem questionando o fato de saberem o que é porque estudamos isso na escola, por isso escolhi o verbo lembrar. Vou usar uma questão de múltipla escolha para provar que vocês sabem o que é.

Higrômetro é um equipamento que nos permite medir:
a) A umidade relativa do ar;
b) A humildade das pessoas;
c) A viscosidade do óleo que lubrifica a barriga dos crocodilos de papo amarelo;
d) A popularidade dos presidentes.

Não disse?! Pois bem, agora que você lembrou, vou explicar porque devemos monitorar a umidade do ar.
Não que Fortaleza não tenha um clima que agrida a saúde, mas o daqui do Canadá agride de forma diferente. Algumas lições de cuidados com a saúde no clima daqui são aprendidas facilmente, apesar de na porrada. Por exemplo, quando desci do taxi que peguei no aeroporto, tive que levar algumas malas pesadas subindo bons lances de escada. Eu fiquei ofegante e, inocentemente, respirei pela boca no ar seco e bem frio do inverno. Isso me rendeu uns 5 minutos de tosse forte e sem conseguir falar. Podemos brincar de soprar para fazer fumaça e falar normalmente nesse ambiente externo seco e frio, mas inspirar o ar pela boca é algo que só fazemos poucas vezes até aprender que não dá.
Por outro lado, existem outros detalhes que nem sempre percebemos. Hoje falo, ou melhor, escrevo sobre a umidade relativa do ar dentro de nossos lares.
Meu aprendizado também foi na porrada, apesar de eu já estar atento. Na primeira vez que medi a umidade aqui no nosso apartamento, ela estava em somente 10% já que este estava desocupado. Depois de passar o esfregão molhado no piso todo, tomar banho e cozinhar (Sim! Eu mesmo!), esta aumentou para uns 25%. Quando acordei no dia seguinte, achava que o meu nariz estava cheio de catarro. Quando me assoei na pia, ela ficou toda vermelha de sangue arterial, aquele vermelho beeeem vivo. Mesmo passando água no chão todo, deixando a banheira e a pia com água, a umidade não passava de 30% e eu tinha esse problema com o nariz e com a garganta seca. Tem gente que também sente dor de cabeça e principalmente quem trabalha muitas horas com computadores pode ter problemas de ressecamento dos olhos. A atenção à tela faz com que pisquemos pouco. Isso, aliado à mania de coçar os olhos me rendeu uma conjuntivitezinha leve que me fez ter a única falta ao trabalho do ano.
A umidade de ambiente para ambiente. Depende do tamanho, do tipo de aquecimento, do ajuste de temperatura deste, do quanto que se usa o banheiro e a cozinha, água e exaustores, da vedação e de vários outros fatores. Quanto à faixa de humidade ideal, pelas pesquisas que fiz vi que esta varia. No nosso caso, percebemos que nos sentimos melhores quando esta fica entre 40 e 50%. Cuidado que a umidade alta também é prejudicial! Ela causa a proliferação de agentes alérgicos como ácaro, fungos, mofo, etc. Isso pode acontecer naturalmente nos apartamentos de subsolo. Estes podem precisar de um desumidificador, ao contrário de outros. Por outro lado, se a humidade estiver bem ajustada, tendemos a ter menos problemas de alergia.
Como no nosso apartamento, com o nosso perfil de utilização e no meio do inverno a umidade fica em uns 30%, temos que usar um umidificador. Nesse inverno, mesmo com o umidificador no máximo, a umidade não chegava nos 40%, enquanto que no inverno passado, tinha que regular para evitar que chegasse aos 60%. Descobri que era por causa das infiltrações de ar nas frestas das janelas. Depois de vedadas (e mesmo assim só parcialmente), ficou como era antes. Também a temperatura aumentou de um a dois graus por causa de alguns poucos metros de fita adesiva, tipo um durex largo, nessa frestas.
Existem basicamente três tipos de umidificadores. Um deles eu nem lembro mais, porém nunca o vi à  venda. O tipo que não recomendo é o de vapor fresco. Ele faz barulho por usar um ventilador, temos que trocar o filtro de tempos em tempos e refresca o ambiente, o que não é lá uma uma prioridade nacional no inverno! O tipo mais apropriado, a meu ver, é o de vapor tiède/warm/morno. Ele aquece a água, logo, não tem ventilador e assim, não faz barulho, nem tem filtro e ainda ajuda no aquecimento. Comprei esse modelo da Honeywell por 50$ no Canadian Tire, mas outros devem fazer bem o seu papel. E também uso um só para o apartamento todo, que é grande (uns 110 metros quadrados).
Sugestão: Se não quiser gastar dinheiro, peça emprestado um termômetro que seja também higrômetro para saber como está seu lar (o meu já está emprestado, mas podem se acotovelar na fila que vai se formar depois dessa postagem!). Essa foto é a do nosso termômetro higrômetro, embora tirada no verão. Ele está marcando 10h09 da manhã, 29,3°C de temperatura interna, 66% de humidade interna e 30,4°C de temperatura externa transmitida sem fios pelo outro termômetro. Caso a umidade medida esteja baixa, compre tanto o umidificador quanto o higrômetro para poder controlá-la (lembre-se que a umidade alta também é maléfica). Isso porque o Ministério da Saúde NÃO adverte, mas a umidade baixa é prejudicial à saúde.
Ahh! Não esqueçam de tomar vitamina C e feliz 2011 com muita saúde!!

6 comentários:

  1. Ainda bem que li isso antes de ir, se meu nariz sangrasse desse jeito na pia eu iria correndo pra um hospital.

    ResponderExcluir
  2. Vc já está tão "em casa" no Canadá que está escrevendo UMIDADE com "H"!!!! CRUZES !!!! kkkk
    Na língua que se fala aqui na "Brazilian Wild Jungle" Umidade NÃO tem "H" !!! UMIDADE é com "U" !!!
    Quem tem "H" é a HUMILDADE mas além do "H" ela tbém tem "L"........
    Creio q vc está pensando "humidity", né??? :)
    Quando eu estiver aí no Canadá vou mandar um humilde email p/ vcs para saber a qtas anda a umidade aí em Québec e aí vou dizer "quem sou".... !!! rs rs rs
    Bom ano novo para vcs !!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog!
    Muito bem escrito e com muitas dicas úteis e importantes. Adicionei aos favoritos.

    Já tenho meu CSQ e ano que vêm devo estar por aí também. Mas a princípio devo ir para Montréal.

    Abraço para você e família.
    H. Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1: Assusta mesmo!
    Anônimo2: Muito obrigado pela correção. Gosto de deixar o texto impecavel. Tens razão. Em inglês, francês e até em português dos outros países, umidade se escreve com H. Só no Brasil não tem o H. E agora a escrita sem o H me parece esquisita! Continuo na batalha de evitar a interferência entre idiomas. Continue me fiscalizando, por favor!
    Anônimo3: Mantenho o blog porque sei que é interessante para vocês porque eu já estive do lado de lá, doido para saber detalhes da vida daqui. Além disso, tenho retornos positivos.

    ResponderExcluir
  5. Umidificador é essencial no inverno. Eu durmo muito mal com umidade baixa e também tomo choque pela casa toda.

    Ah, vira e mexe também escrevo "humidade" :-)

    ResponderExcluir
  6. From Airamez,
    Ola Alexei, vim fazer uma visita no seublog, mas me arrependi, pois me deixou com uma inveja danada. Perto do seu o meu blog é um rascunho :)
    Meus parabens, era um blog assim que eu queria ter :)
    Vou comprar um aparelhinho destes :)

    ResponderExcluir