quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Carros bem calçados para o inverno


A neve já está chegando! E vem mais cedo esse ano. No inverno passado, estávamos sem carro ainda e nem precisamos nos preocupar. Compramos o carro com algum risco de outra neve na primavera, mas não aconteceu.
Agora, temos que usar os pneus de inverno. Tanto porque a partir do dia 5 de dezembro o seu uso é obrigatório aqui no Québec, quanto porque aqui em Québec, sem eles fica emocionante demais para dirigir! Pense só a quantidade de neve que cai aqui, mais que noutras cidades canadenses, e nas várias ladeiras bem inclinadas que ligam a cidade alta à cidade baixa! Uou!!
Os pneus de inverno são mais biscoitudos, com sulcos mais largos, desenho apropriado e a borracha é tão mole que conseguimos deformar os biscoitos com a mão. Assim eles deformam e tiram a neve dos sulcos, enquando que os outros ficam lisos como pneus carecas. Também a temperatura muito baixa requer uma boracha adequada.
Conselho do amigo Idevan: Compre-os logo porque depois da primeira neve, as lojas ficam lotadas! Fiz minha pesquisa e já resolvi o problema. Porém, não sem antes consultar a comunidade sobre duas possibilidades: Pagar para trocarem os pneus ou comprar com aros e trocar em casa.
A primeira possibilidade é a que aparece logo, e é mais cômoda. O sujeito vai à loja, compra os pneus e paga o serviço de desmontagem dos pneus toutes saisons/all seasons/para todas as estações, montagem dos pneus de inverno e equilibrage/balanceamento. Pelo que me disseram, esse serviço custa ao menos 65$. Só que, passado o inverno, tem que pagar novamente para recolocar os pneus originais e balancear novamente. A parte ruim é que tem que agendar horário, que dependendo da época, pode ser bem difícil ou em horários chatos.
A segunda possibilidade é comprar os pneus, com mais quatro aros e pagar o serviço de montagem e balanceamento, que é mais barato. O dos meus saiu por 32$ (na Canadian Tire). Cada aro custa 50$ (aro 14, de aço). Nesse caso, o lado ruim seria trocar os pneus em casa, mas em compensação, não precisaria pagar nem marcar horário. O serviço de montagem dos pneus inclui a troca deles, mas é só na primeira vez.
Depois de dois invernos, a primeira opção custaria 4 x 65$ = 260$. A segunda já sai mais barato, por 200$ + 32$ = 232$. A partir daí a primeira opção fica 130$ mais cara a cada ano, enquanto que a segunda se mantém no mesmo valor. Foi a que eu optei! Até por ser adepto da filosofia do faça você mesmo.
Para finalizar, mais uma gafe de matuto que acha que neve é igual a areia. O meu diálogo com o vendedor:
-Qual é o carro?
-Kia Rio 2010.
-Aro 14, né?
-Sim. Eu vou querer o 185.
-185?
-Sim.
-A velocidade?
-Não!
-O preço?
-Não! A...como se diz? É larjura? (fazendo a mímica que não dá para fazer por telefone)
-Largura?
-Isso!
-Mas o pneu original do seu carro é 175! Para que você quer um mais largo?
-Para andar melhor na neve! (claro, bicho brabo!)
-Mas é justamente o contrário! É pior!
-Hein?!?!?!
-O pneu mais largo afunda menos e não encosta no asfalto. Fica deslisando na neve. Também nas curvas ele cava menos na neve e derrapa mais lateralmente.
-Ai é?!?! (então o bicho brabo sou eu! Inclusive porque o 185 é mais caro!) Obrigado pela informação! Vou querer 175 mesmo!
Confirmei a teoria do vendedor com outras pessoas. Fica aí a dica para não quere usar pneus de bugre na neve!

Um comentário:

  1. Oi Alexei,

    Bacana a sua pesquisa do que vale mais à pena. Eu ainda não tenho carro (quem sabe ainda esse inverno), já me falaram que o all season tire é ruim em todas as estações do ano.

    A única questão de comprar os pneus é que, se você trocar de carro pra um com medidas diferentes tem que começar o processo de novo, né? Pneus, aros...

    Abs,

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