quarta-feira, 7 de julho de 2010

Canicule de verão


Canicule é quando o capeta sobe do inferno para cá, montado em um dragão cuspidor de fogo, saindo de um mar de lava vulcânica no meio de um incêndio florestal. (Nota do redator: Bebeu cachaça, cabeça chata? Canicule é uma onda de calor). Bom, é quase a mesma coisa. Dizem que tipicamente dura de 3 a 5 dias, sendo o mais demorado registrado aqui de 10 dias. A temperatura fica alta en tabernake/prá @#&%$*! durante o período todo. Chegou a +34°C neste terceiro dia de cinco previstos que, com a alta humidade que faz parte do pacote infernal, deu uma sensação térmica de +44°C. Percebam que eu coloquei o sinal de positivo e o C para dizer que é na escala de graus Celsius para não terem dúvidas! E olhem que já são 22h00 e ainda está fazendo 30°C lá fora e 29°C aqui dentro. A temperatura já bateu o récorde.
O site do MéteoMédia, que acompanho diariamente antes de sair de casa (Que roupa usar? Vai chover?) mostra atualmente um alerta de calor e humidade perigosos. E pior que não é só aqui. O dragão cuspiu no sudeste do Canadá e nordeste dos Estados Unidos. Ou seja: Québec, Montréal, Toronto, Ottawa, New York, etc. A galera de Vancouver está escapando um pouco mais. Nem em Fortaleza está fazendo tanto calor assim. Eu acompanhei durante o dia de hoje para ter certeza.
Solução 1: Dormir na banheira. Tem o risco de afogamento;
Solução 2: Dormir com o ventilador. Não funciona mais porque está parecendo um secador de cabelos;
Solução 3: Dormir dentro da geladeira. Peraí né! Sou magro mas nem tanto assim;
Solução 4: Comprar um climatiseur/condicionador de ar de 100$, que resfria bem um quarto (tá bem geladinho, só me esperando!) e ameniza uma sala grande, tão fácil e prático de instalar que o fiz na janela da sala e depois na do quarto, com a energia de custo absurdamente baixo daqui. Hum.... estou em dúvida...
Na primeira Sears onde fui, só tinha os modelos de mais de 300$ e muita prateleira vazia. Na segunda, encontrei quatro. Quando o cara terminou de atender um casal, eu e mais dois pegamos rapidinho as caixas e corremos para o caixa (poxa! Essas repetições estão me perseguindo!). Três condicionadores de ar no mesmo balcão de vendas, ao mesmo tempo, em uma loja quase vazia.
As prefeituras de Montréal e Québec estão tomando providencias como manter locais refrigerados para a população, as piscinas públicas (aquelas que mesmo as mais pequenas têm até dois salva-vidas) estão abertas por mais tempo, e os policiais e bombeiros vão fazer um porta-a-porta para averiguar o estado de saúde da população e dar informações de como se precaver. Eles encorajam até a visitar o vizinho idoso para saber se está tudo bem.
Taí uma coisa da qual eu não tenho um pingo de saudade é do calor de Fortaleza! E olhe que dizem que o Hell de Janeiro (Nota do suado tradutor: Trocadilho de Rio e Hell, que significa inferno) chega a ser pior. Acho que São Pedro ainda não sabe para qual lado virar os botões do clima aqui no Canadá porque eles devem ser "simples" como os da nossa máquina de lavar: C/F W/T H/C. Não entendeu? Eu demorei uns segundinhos: Cold/Froid/Frio Warm/Tiède/Morno Hot/Chaud/Quente. Fácil, não?

6 comentários:

  1. A D O R E I a idéia do climatiseur!!
    Vou comprar um amanhãaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. aiaiai ... pelo jeito o negocio ai "ta pegando fogo" !! justo eu que num "calor insuportavel" de 25 graus ja durmo de janela aberta aki em Curitiba .. e eu preocupado com o frio ... rsrs

    ResponderExcluir
  3. meu deus, tá brabo demais, né? adorei o lance do dragão cuspidor e do hell de janeiro!
    :P
    vamos aguardar que não passe do dia 20. tá muito ruim isso e também não sinto nenhuma saudade do calor do hell...

    ResponderExcluir
  4. Vocês deram sorte pelo jeito de acharem esses climatizadores. A procura deve estar super alta. Ainda bem que no oeste não tá quente desse jeito.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  5. Quebecœur: Se ainda tiver...
    Julian: Tem de tudo, mas tem solução para tudo.
    P: Ainda bem que só fica assim por poucos dias.
    César: O clima de Vancouver não tem nem graça!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Sei que a postagem é antiga, mas decidi comentar. Acompanho seu blog, e está de parabéns! Enfim.. se aí está esse calorão todo com 34°, imagina aqui no "Hell" de janeiro que fez 44°C esses dias, com sensação térmica, sabe lá Deus de quanto... kkkk Se Deus quiser em breve também estarei por aí!

    ResponderExcluir