sábado, 29 de maio de 2010

Île d'Orleans



Para aproveitar o final de semana agradável, resolvemos dar uma conferida na Île d'Orléans/Ilha de Orleans que fica a uns 15Km daqui de casa seguindo para leste, depois de Beauport. É pertinho e valeu a pena. Como o rio São Lourenço é utilizado por navios de porte considerável, a ponte para chegar lá é bem altinha. A ilha é muito bonita. Tem um ar bucólico, com fazendas e uma casas magníficas. Mais bonito ainda é ver essa paisagem com o colorido da privamera.
Não vimos de cara estabelecimentos como restaurantes ou lanchonetes, mas tem uma relação no site http://www.iledorleans.com. O que encontramos foi uma galeria de arte bem interessante. Tirei umas fotos até encontrar o aviso de que é proibido fazê-lo. Agora já era! Também tirei umas foto de fora porque, como casa, é um espetáculo de agradável.
A ilha é chamada de berço da América francesa porque lá se estabeleceram as primeiras quase 300 famílias fundadoras da Nouvelle-France/Nova França. E por causa do valor histórico e turístico, estão querendo construir uma segunda ponte ou túnel entre Québec e Levis neste lado, mas sem passar pela mesma para preservar o seu estado atual. Na saída da ponte, vimos duas quedas d'água do Parc de la Chute-Montmorency, mas isso é um assunto para outro post, quando fizermos mais uma incursão turística por lá.


Um comentário: