domingo, 21 de março de 2010

Parada de Saint-Patrick


Parade de Saint-Patrick

Para quem não conhece Saint-Patrick (e eu me incluo!), ele foi um mártir dos irlandeses. E estes se espalharam pelo mundo (diáspora) não sei por qual causa. O fato é que no mundo todo eles comemoram o dia de Saint-Patrick e aqui não poderia ser diferente. O vosso correspondente da Rede Imigrantes Brasileiros em Québec foi lá e conferiu a parada de Saint-Patrick, inclusive, dessa vez com vídeo. A super câmera é show! Ela gravou um vídeo de alta resolução (1280 x 720) com 30 quadros por segundo de alta qualidade. Porque eu estou contando isso? Porque o Windows Movie Maker que usei para a edição dos trechos de vídeo não tem essa opção, então ele reduziu a qualidade dele. Vou procurar melhorar a edicão dos vídeos para que vocês, agora também telespectadores, possam se sentir mais presentes aqui. Também peço desculpas porque às vezes o vídeo está tremido. É porque subi em um poste e tive que ajustar zoom, começar e parar apenas com a mão gelada sem luvas, do braço que ficou muito tempo estendido e com vento. Também peço desculpas por perder algumas partes da parada devido a problemas logísticos com o material de patinação e com as crianças.
Essa parada, como a de carnaval, tem toda uma estrutura de sinalização antecipada, de fechamento das ruas, acompanhamento policial, corpo de bombeiros, ambulancias, etc. É muito bem coordenada. Um carro conseguiu furar a barreira (acho que saiu de algum estacionamento da rua fechada) e logo o carro da polícia o abortou. Porém, o guarda conversou sorridente e apenas lhe avisou do que se tratava.
Nós fizemos um programa duplo sensacional. Curtimos o último final de semana de patinação e acompanhamos a parada que passou por lá, na Place d'Youville. Vocês vão ver que ouvir as gaitas de fole irlandesas tocadas pela banda que usava os saiotes (os homens!) tendo como fundo a muralha medieval de Vieux-Québec é mais um passeio na máquina do tempo da "Branca de Neve". Também tem carros de várias décadas atrás, ressaltando a importancia das famílias mais tradicionais que participavam, desde os bebês aos patriarcas mais idosos. Também tinha participação de escolas irlandesas, times de futebol, gente mostrando uma dança tradicional e muita euforia da platéia.
Fiquem com as fotos e agora com o vídeo.

Alexei Aguiar, correspondente da Rede Imigrantes Brasileiros, Québec.




Nenhum comentário:

Postar um comentário