domingo, 14 de março de 2010

Curiosidades aleatórias

 Essa é uma coleção de curiosidade que vinha juntando para ficar em um mesmo post.

Quando cheguei aqui, dia 15/jan, o sol nascia às 07h30 e se punha às 16h30. Depois de somente 20 dias, o sol já nasce às 07h00 e se põe às 17h00. Me disseram que no verão, chega a ficar claro em plenas 21h00 da "noite". No inverno ao meio-dia, o sol fica bem inclinado e fazendo sombra lateralmente, o que dá impressão de ser cedo da manhã ou tarde da tarde.
Quando está mais frio, não neva. A neve aparece quando a temperatura está mais próxima de zero graus. A temperatura de congeladores de geladeiras é de aproximadamente -18 graus. Embora seja bem raro, a temperatura aqui pode chegar a -30 graus. Porém, pode fazer até +35 no verão. Nevou em pleno verão em Calgary.
No inverno, é obrigatório usar pneus de neve e freios ABS são padrão há muitos anos. Quando ligamos o carro, o farol já fica acesso, sem podermos apagá-lo, salvo se o controle for automático. Aqui, podemos dobrar a direita avançando o sinal vermelho, a não ser que tenha uma placa dizendo que é proibido. Nós mesmos abastecemos os carros e podemos pagar com cartão passando na bomba de combustível. Existem 3 tipos de gasolina de qualidade tão boa que um Corolla 1.8 chega a fazer 16Km/l na cidade. Isso por volta de 1$ por litro. O Celta 1.0 mais barato é mais ou menos do preço de um Honda Civic ou Toyota Corolla 1.8, sendo ambos zero quilômetro.
Os fogões são elétricos e normalmente têm temporizador (timer). O frio faz com que usemos aquecedores, que ressecam o ar. E o ar seco evita a proliferação de ácaros, fungos e outros agentes alergolépticos. E é mais fácil aumentar a humidade do ar seco que baixar a do ar húmido. Basta usarmos um humidificador e ajustarmos para o valor mais saudável.
Atualmente, tem mais imigrantes em Toronto que nativos. O inglês daqui é bem parecido com o dos EUA, mas o francês chega a ser diferente ao ponto de ter programas com legenda para os franceses. Quase 30% da população de Vancouver é de chineses (censo de 2006). Tem 4,5 horas de diferença de fuso-horário entre a costa oeste e leste do Canadá. Repare que tem um fuso-horário de somente meia hora de diferença entre os 5. Aqui o horário de verão dura a primavera, verão e outono, ou seja, é horário de não inverno.
Usa-se frequentemente só o primeiro nome e o último nome. Assim, meu nome oficialmente em documentos deixou de ser Alexei Barbosa de Aguiar para ser somente Alexei Aguiar. Porém, como dá muita ambiguidade (não com o meu nome, claro!), alguns cadastros pedem o sobrenome de solteiro da mãe que, no caso, foi justamente o que foi suprimido do meu nome.
Se você comprar algo e simplesmente não gostar, pode devolver em até acho que 30 dias. Da primeira vez eu tentava explicar o porque e a mulher não queria saber. Realmente, eles só querem saber do cupom fiscal e do cartão para fazerem o reembolso do dinheiro. Isso é bom porque obriga o fabricante e as lojas a terem bons produtos, senão eles voltam.
Muitas salas não tem instalação elétrica para iluminação no teto. Usa-se lampadaires/abajours compridos para iluminar o teto e as paredes. É tão proposital e cultural que aqui no nosso apartamento tem um interruptor que liga e desliga as quatro tomadas de uma das paredes, enquanto todos os demais cômodos têm luminária no teto.

2 comentários:

  1. O tal do horário de não inverno começou ontem. Não? E vai até novembro. Desse jeito aqueles 3 meses com horário normal é que são o horário especial. Hehehe.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  2. hey pessoal! legal essas curiosidades hein. bjokas. boa semana=0)

    ResponderExcluir