domingo, 24 de janeiro de 2010

Sejam benvindos à máquina do tempo


Vieux-Québec


Passada a semana de trabalho, virei turista novamente e finalmente conheci a Vieux-Québec (Velha Québec, a parte mais antiga da cidade), patrimônio histórico da Unesco. Ela foi a primeira cidade construida por europeus na América não hispanica, ainda no século XVI (usei algarismos romanos para ajudar a voltar no tempo), sendo descoberta em 1535. O primeiro assentamento fundado aqui pelos franceses é que deu o nome ao país, que vem de Katana, do idioma iroquoian dos nativos, e que significa assentamento, vila ou terra. Daí surgiu a Nova França que, depois de muitas guerras com a Inglaterra, acabou pertencendo a esta.
E a cidade respira história, desde o seu descobrimento e colonização, passando pelas guerras até os fatos mais recentes do Canadá dos dias de hoje. Pude ler um pouco dessa história em placas de bronze na Praça dos Bravos (passei rápido pela Praça da Batalha) e no Parlamento.
É chocante a volta no tempo quando entramos na cidade que é cercada de uma muralha que tem todo o aspecto da época medieval. Já havia percebido que a cidade tem grandes castelos de pedra, mas o Château Frontenac é absurdamente grande e magnífico. É o cartão postal da cidade que uso neste blog. Vocês vão ver nas fotos os canhões e até uma charrete que circula por aqui. E por causa dessas charretes e carroagens na época da sua fundação que algumas ruas ainda são estreitas, com casas em estilo europeu antigo.
Passada a muralha, volto para o presente bem atual mesmo. Mini-ônibus elétricos (Ecolobus) rodam por esta parte da cidade de graça para desestimular o uso de carros. Contrastando com eles, os grandes ônibus arriculados fazem a função do metro, atravessando a cidade com uma frequência de passagem nas paradas de até 3 em 3 minutos.
O carnaval daqui vai ser bem diferente do que conheço. Tirei a foto de um castelo de gelo, mas vai ter muito mais coisas construidas com gelo. Me disseram que até o copo usado nos bares é de gelo nesta época. E me deparei também com um campeonato internacional de salto de Snowboard.
Enfim: É muito legal fazer turismo em uma cidade com essa riqueza histórica e cultural, principalmente sem ter que gastar dinheiro viajando, já que agora moro aqui!
Apreciem as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário