segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Manual de roupas para frio - Parte zero


Esta postagem deveria ter sido escrita antes da parte 1, que se chama apenas Manual de roupas para o frio. Porém, só agora a aula original do Fernando Flitz Katayama foi resgatada da lista de discussão Canada Immigration Brasil. Minha parte foi a tradução de internetês, sem acento, com abreviações e erros, para o português. Também o registro aqui e a divulgação.
Segue a explicação original, com um complemento recente:



Evite algodão na primeira camada. Algodão retém água. Materiais sintéticos de evaporação rápida são mais eficientes. Trabalhe com o layer system, que nada mais é que camada sobre camada.

Base layer: O que fica em contato com a pele, deve ser de material sintético de evaporação rápida. É justo e deve ficar colado ao corpo. Cuidado para não comprar um com muito isolamento, você suará demais. Tudo depende da atividade que irá fazer.

Mid layer: É o material mais isolante. Evite novamente algodão, como moleton de algodão.

Top layer: É a última camada. À prova d'água e com bastante transpiração. Materias como Gore-tex. Esta camada protege contra água, neve e vento.

Para o pé: Pé é parte do corpo, funciona igualzinho.
Base layers: Meias e sapato à prova d'água. Gaste um pouco mais e pege um com Gore. Cuidado ao comprar sapatos com isolantes térmicos. Dependendo do que você vai fazer, suará tanto que seu pé ficara molhado. Meias como Smartwoll funcionam muito bem, ou Lans Marino. De novo, esqueça algodão !

Mantenha-se seco. Lembre-se: Quanto mais ar parado melhor. O corpo aquece o ar, que te mantém aquecido. Portanto, não deixe o ar sair. Uma boa touca. Tem muito sangue na cabeça. Mulheres e homens cabeludos: não saiam com o cabelo molhado. Congela e quebra.
Para mão: luvas. Pode-se fazer o mesmo sistema. Contudo, não é essencialmente necessário. Mas use uma boa luva. O frio queima tudo.
Para quem quer o casacão de pluma: Não deixe molhar. O segredo é colocar um bom base layer. Não se movimente muito. Alguém já viu pato com frio ficar correndo por ai ?! Não! Então não se mova.
Materias sintéticos estão substitundo as plumas, por menor volume e igual (similar) isolamento. Thermolite, Primaloft, fazem o muito bem serviço.
Não precisa comprar o super casacão, porque vai ficar no armário. Faça camadas que assim voçê tem melhor uso durante o ano todo, trocando as camadas conforme o necessário.
Pra quem tá chegando, sem o bolo de dinheiro, pega o que tem e improvisa. Dá certo.
Monte seu layer system Tabajara ! Compre um sapato, impermeável com solado preferencialmente Vibram ou similar.
E que mais? Vai passar um friozinho até aprender !!!

Lojas em Toronto:
- Eddy Bouer;
- Boat House;
- Sportchek/Coast Mountain;
- MCC;
- Eurobound;
- Sportinglife.


Sobre base layers: Tem que ser justo. Se você for tamanho M, compre M. Eles são feitos justos. Mas cuidado com o que vai fazer. Se vai de casa pra estacão/ponto, depois trabalho, não precisa.
Lembre-se que o que está por baixo da roupa e não é facil de tirar. Overheat é coisa perigosa.
Se for pra usar só para esportes, compre os que te mantém seco. Se for pra fazer coisa que não faça muito movimento, pegue o que te mantém mais aquecido.
Procure, 100% lã, como Smartwool (são caras, de ótima qualidade), ou misturados, mas 75% lã ( Helly Hanson, Arcteryx).


Este post também dá dicas de inverno muito interessantes e valiosas.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fé, coincidências e pedido de documentos !


Estávamos esperando a resposta do processo há mais de dois meses, que é um prazo bem longo comparado com outros timelines do Ultranol. Como relatado nesse post anterior, houve o problema do envio sem o AWB (AirWay Bill) que poderia fazer com que as alfândegas retivessem o nossos documentos e a confirmação de recebimento dos correios não chega mesmo ! Já é a segunda que fura.
Quanto mais o tempo passava, mais angustiado ficávamos. Já tinha contactado o consulado e não havia registro do processo ainda. Já havia feito o pedido de verificação dos correios, mas eles não deram nem resposta, mesmo o email automático dizendo que tinham 5 dias para me contactar.
Porém, a minha fé ficava mais forte. No dia 31/8, véspera de virada do mês, um amigo de trabalho da minha esposa enviou um email se despedindo, dizendo que está indo morar no Québec. Que "coincidência" ! E no mesmo dia conheci um professor que está indo fazer pós-doutorado em Ottawa, mas que é muito amigo e pesquisa em conjunto com outro que é da Université du Québec à Montréal. Temos interesses acadêmicos e de negócios mútuos e vemos a possibilidade de conseguir uma bolsa de doutorado que sustente a nossa família. Outra "coincidência" ! No dia seguinte, amanheci com um sentimento de que estava demorando mais que o normal, mas sempre repetindo: "Tenho fé que Jesus vai fazer com que tudo dê certo. E se não der certo, é porque ele sabe que é melhor para nós, não irmos". Eis que quando chego no trabalho, um cara que foi apresentado como futuro professor de ginástica laboral, mas que foi substituído (só apareceu essa vez) aparece com uma camisa vermelhona, com a bandeira do Canadá e com o nomezão "Montréal". Perguntei-o e ele me disse que foi presente de um amigo que passou por lá. Ora ! Mais outra grande "coincidência".
O teste final foi ontem, dia 03/09/2009. Quando saia para o trabalho, depois do almoço, eis que chega um envelope grande. Já fiquei animado. Li logo de cara a palavrinha "international". Não tinha dúvidas de que o martírio tinha acabado. Porém, quando abri, veio a grande decepção. Era só o livro que comprei para estudar para a certificação. Que puxa ! Apesar de frustrado, repetia: "Tenho fé que vai dar certo. Quanto mais tempo passa, mais perto fica". Eis que 15 minutos depois, quando cheguei no trabalho, vejo o email com o título "Application for Permanent Residence in Canada". Yes !!!! Lembrei-me da frase que já havia comentado nesse post: "Acaso é um dos pseudônimos que Deus usa para assinar suas obras". A foto desse post é uma demonstração visual disso.
Para compensar a demora, este email representa de uma só vez, 3 momentos diferentes que são registrados no timelines do Ultranol: A resposta, o aparecimento no sistema ecas e o pedido de documentos. Os últimos processos tem sido ainda mais rápidos que os primeiros do pós fevereiro de 2008. Tem processos de 8 a 10 meses, mas os mais recentes estão parecendo que vão terminar entre 6 e 8 meses. Vamos ver o que nos aguarda, com mais emoções. Agora é fazer o papel de traça e traçar os papéis !

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Processo federal, mas indo para o Québec


Bem amigos da rede Globo, estamos inalgurando o mês de Setembro com um registro de utilidade pública de informações que não estão disponíveis oficialmente. Estou falando da situação não convencional de aplicar pelo processo federal e ir para o Québec (O Québec -> Província, Québec-> Ville de Québec). Nós decidimos seguir esse processo federal para termos a liberdade de irmos para Montréal, Ville de Québec, Toronto ou Ottawa, dependendo das oportunidades de emprego. Porém, começaram a nos perguntar pela falta do famoso CSQ (Certificat de Sélection du Québec). Será que pela falta dele perderemos os benefícios provinciais ? Chegaram a dizer que sem ele, não poderiamos nem trabalhar lá.
Fui atrás das fontes oficiais e não achei nada escrito. Então, mandei um email para o Escritório de Imigração do Québec em São Paulo: nada de resposta. Liguei então para este e perguntei o que perderiamos se fossemos morar lá sem o CSQ. Curiosamente disseram que não tinham essa resposta e que eu teria que ligar para o consulado. Lá vou eu ligar para o consulado. A Maura me deu a resposta oficial, mas que encaro como de fachada: Para ir para o Québec, você tem que ter o CSQ.
Não satisfeito com as respostas e com a falta delas, fui à pesquisa nas listas de discussão e contactei as pessoas que me indicaram. Segue aqui alguns relatos.
Esse é de uma pessoa que já passou pela situação:

"Eu não sei se ainda continua a mesma coisa, eu acho que sim, mas na verdade essa carta (carta de aceitação que é dada quando chegamos) diz que você não tem o CSQ mas foi aceito pelo Québec. Comigo foi assim que aconteceu.
Outra coisa: também quem te dá o visto de residente permanente é o Canadá, portanto o Federal, Québec não pode te recusar e não deixar você morar aqui. Ele não pode ir contra ao federal.
O que eu escutei dizer é que o Québec ia pedir também para os imigrantes recém chegados pelo processo federal, ia ser obrigado a assinar um documento se comprometendo a estudar o francês e outras coisas ligadas a tradição do francês, não sei se já está valendo.
Esta carta pra mim foi como o CSQ, em tudo que faço quando preciso do governo do Québec, como: cursos, benefícios da província, etc. eles me pedem. Mas substitui realmente o CSQ nunca tive problema algum."

Esse trecho agora foi uma resposta oficial que foi dada em uma palestra, retirado do seguinte post do blog da família Shultz

"Bem, a boa notícia é que, conforme informado pelo próprio palestrante-funcionário ontem, de todos os benefícios oferecidos por Québec, somente o reembolso do Francês não é estendido aos que entram pelo processo Federal."

Logo, pelo que tudo indica, o Québec está de portas abertas para nós todos.

p.s. Tivemos a informação oficial da Soraya na palestra de que teremos direito a todos os benefícios que os imigrantes que seguem o processo do Québec tem, mesmo sem termos o CSQ. Detalhes nesse post.