domingo, 3 de maio de 2009

IELTS - Dicas parte 3: Listening

Ahh ! O listening foi uma pancada ! Tinha me saido médio no simulado, mas esse teste foi péssimo. Não foi só eu que achei. Uma amiga minha que estava fazendo pela quarta vez disse que sempre achou o melhor teste e esse ela acho o pior ! Acho que vão compensar a nota estatisticamente nos pesos das questões. Acho que os pesos das questões servem também para que as variações de dificuldade não afetem os examinados.
O áudio da sala é perfeito. Tem vários alto-falante por toda a sala. O som é limpo e cristalino. O volume ? Estava alto até demais ! Pediram para baixar.
O sotaque britânico é leve, mas está lá. Para quem está acostumado com o sotaque norte-americano, pode interferir pouco ou muito, mas sempre interfere. Para justificar minha afirmação, conto um caso ainda mais forte. Quando trabalhava na Tim, em uma das incontáveis vezes que estive em Recife, disse ao taxista que queria ir para a sede da Tim. Falei 3 vezes o nome Tim, bem explicado e ele não entendeu. Só quando disse que era operadora celular banda A é que ele entendeu. Para não acharem que falo ruim, aconteceu exatamente a mesma coisa com um pernambucano que queria ir para a sede da Tim em Fortaleza. O lance é que o pernambucado fala o T como o em teacher. Já o cearense fala o T como em atchim ! Isso mesmo ! Titia vira tchitchia. Apenas 600Km de distância no nosso idioma nativo já dá alguma confusão, porque o sotaque de dois países em continentes diferentes para quem não é nativo não atrapalha ?
Sintonize o ouvido com o sotaque britânico. Ouça a BBC na televisão ou na rádio via Internet. Eu gravo várias rádios em arquivos mp3 de 5 minutos e ouço uma hora de notícias todo dia no som do carro, aproveitando o tempo "morto" enquanto dirijo.
Faça os simulados porque a mecânica de algumas questões é chata. Até se fosse em português seria complicado. Um amigo meu pediu para uma inglesa fazer o simulado e ela errou algumas questões. Por exemplo, marcar entre 10 notícias, as 3 que o locutor fala dentre outras, mas não do jeito que está escrito. A memória não dá conta, a multi-tarefa de leitura e audição não funciona bem e ficamos perdidos, mesmo entendendo tudo que ele está falando.
Outra coisa, o que passou, passou. Chute depois senão vai perder o resto. Essa prova tem tempo para copiarmos a resposta para a folha de respostas.

Um comentário:

  1. OLá Alexei, poderia me ajudar a relacionar as notas do Ielts com a pontuação para a imigração. O 6 ou 6,5 no Ielts é quanto na hora de pontuar. Att Rogério Caldeira - rogériocaldeira@gmail.com

    ResponderExcluir